Todo desenvolvedor se lembra dos primeiros projetos, aqueles que transformam linhas de código em algo real e funcional. Para mim, o DevLinks, um minicurso gratuito da Rocketseat, foi um desses marcos importantes no início da minha jornada.
O desafio era simples, mas muito relevante: construir uma 'árvore de links', um tipo de cartão de visitas online para centralizar todas as minhas redes e projetos. O resultado é um projeto que não só me orgulha, mas que também ensina conceitos fundamentais de HTML, CSS e JavaScript.
A premissa de uma árvore de links é ser um hub central. Em vez de passar vários links diferentes para as pessoas, você envia um único link que contém todos os outros. É prático e profissional.
As tecnologias usadas são a base de todo desenvolvimento web:
A funcionalidade mais legal do DevLinks é, sem dúvida, o seletor de tema (Light e Dark Mode). A lógica por trás é uma excelente introdução à manipulação do DOM com JavaScript.
O conceito é o seguinte:
.light
, que sobrescreve as cores para o tema claro..light
do body
da página.Aqui está um trecho simplificado do código que faz isso acontecer:
// Seleciona o botão no HTML
const themeButton = document.getElementById('theme-toggle');
// Seleciona o corpo do documento
const body = document.body;
// Adiciona um evento de 'click'
themeButton.addEventListener('click', () => {
// A função toggle() adiciona a classe se ela não existir,
// e remove se ela já existir. É um interruptor!
body.classList.toggle('light');
});
É uma solução simples, elegante e um ótimo exemplo do poder do JavaScript para criar experiências de usuário dinâmicas.
Um ponto que adorei no curso foi que a Rocketseat forneceu o layout completo no Figma. Isso simula perfeitamente o ambiente de trabalho real, onde desenvolvedores recebem um design de um profissional de UI/UX e precisam traduzi-lo fielmente em código. Ter essa experiência, mesmo em um projeto de estudo, é fundamental para desenvolver um olhar crítico para os detalhes da interface.
O projeto DevLinks, finalizado em 28 de dezembro de 2022, foi mais do que um simples agregador de links. Foi uma prova de que, com as ferramentas certas e a orientação de plataformas como a Rocketseat, é possível construir projetos funcionais e bonitos desde o início da carreira.
Convido você a conferir o resultado final:
E também conhecer a minha versão da Árvore de links:
Compartilhe com seus amigos!
Continue explorando conteúdos similares que podem interessar você
Uma visão completa do backend, frontend e lógica de negócio por trás do Selfcheckout, meu projeto focado em agilidade para pequenos comércios.
Do conceito à publicação: detalhes técnicos, decisões de stack, UI e o que aprendi com a primeira versão pública do Graninha.
Recebi um teste prático com prazo de 5 dias. O resultado? Uma vaga de desenvolvedor. Aqui, detalho a estratégia, as decisões técnicas e os diferenciais do projeto que me aprovou na L5 Networks.
Compartilhe suas ideias e participe da discussão